Enviada: Seg Out 20, 2008 8:00 am Assunto: Rede Cabeada Ponto a Ponto Fedora 9 (servidor) e Windows XP
Estou com graves problemas ao tentar establecer uma rede ponto a ponto usando meu Fedora 9 como servidor e uma máquina Windows XP como cliente.
Trata-se de um trabalho pra faculdade e lá demonstraremos tudo na prática, divulgaremos o fedora massivamente (professores e alunos em massa).
Meu grupo se reuniu pra tentar montar a referida rede ficamos o dia INTEIRO tentando faze-la funcionar e não evoluímos quase nada!!!
Objetivo:
Montar uma rede cabeado (crossover ) usando o fedora como servidor e o windows XP Pro como cliente.
O servidor deverá forneceder uma pasta compartilhada ao Windows XP Profissional.
Peço a ajuda de vocês pq pegamos vários tutorias e nada dava certo, os comandos não funcionavam e nós não entendíamos o que estavamamos fazendo quando funcionava.
Muito da configurações não eram da forma dos tutorias ou seja mandavam editar uma arquivo e um local e esse arquivo nem existia em outro local...
mandavam descomentar a última linha de um arquivo sendo que a ultima linha não era um comentário....
Não encontrei em minhas pesquisas nada que me ajudasse!!!
Portanto gostaria da ajuda de vocês para montar essa pequena rede, tanto a configuração do Linux (Server) quando a do Windows (Cliente)
Preciso aprender a configurar o servidor, o grupo de trabalho os ips etc...
confgurar o samba
e finalmente o windows!! (Ou seja preciso aprender a configurar tudo)
E sim eu já pesquisei no google e em fóruns mas está tudo muito disperso e pra outras distros ou muito confuso e não soluciona o meu problema!!!
Mais uma vez vou reafirmar que seria muito bom que me ajudassem pois estarei divulgando o Fedora lá!
Mas se eu não resolver logo o problema e trocarei o fedora por outra distro a qual eu consigo configurar a rede!!!
E o fedora está usnao gnome!!!
t+, obrigado e espero que colaborem ativamente pois o trabalho tá chegando aí e estamos desesperados.
Eu não possuo conhecimento suficiente para "resolver" essa rede mista de S.O.
Mas posso indicar esse site Foca Linux. Possui apostilas, que nesse link são mais específico com os assuntos : configuração de rede, firewall e samba.
Pelo menos posso ajudar na direção de onde caminhar.
Um abraço! _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
Ok, muito obrigado. Toda ajuda é bem vinda!!!
Peguei milhares de livros na biblioteca e também vou consultar os livros do Morimoto disponíveis na internet.
Vou continuar tentando!!!
O assunto que eu perguntei deve estar em falta pois basta você pesquisar no google sobre a rede referida no post anterior que meu tópico virá como o primeiro ou segundo resultado do google (dentre os primeiros).
Se eu conseguir vou divulgar meu trabalho para todos. eliminado essa falta de informações úteis!
Navegando pela internet achei esse Livro Linux no Mundo Windows da editora Alta Books.
Acho que esse livro vai te ajudar bastante.
Um abraço! _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
# workgroup = NT-Domain-Name or Workgroup-Name
# workgroup = LINUX.GRUPO
#netbios name = name server
# netbios name = linux.server
#[arquivos]
# comment = Meus arquivos
# path = /home/arquivos
# public = yes
# only guest = yes
# writable = yes
# printable = no
###############################
[global]
comment = Servidor Rede
workgroup = LINUX.GRUPO
security = share
os level = 100
announce as = NT Server
domain logons = no
domain master = yes
local master = yes
preferred master = yes
guest account = nobody
log file = /var/log/samba.log
null passwords = no
unix password sync = no
socket options = IPTOS_LOWDELAY TCP_NODELAY
hosts allow = 10.1.1.0/24
[home]
comment = Pasta familia
path = /home/arquivos
read only = yes
guest ok = yes
writeable = yes
browseable = yes
tyanto a config cmentada como a não comentada foram usadas no meu samba!
porem quando vou na máq cliente não consigo acessar sequer o grupo de trabalho....
qd eu pingo o servidor (via cliente dá certo)
qd eu pingo o cliente dá errado.
o meu servidor foi configurado com o ip 192.168.0.1 mascara c
usando:
ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up
e meu cliente windows XP foi configurado usando essas configs:
Va em Painel de Controle>Cnexões de Rede>Conexão Local> TCP/IP
IP: 192.168.0.2
Mask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.0.1
DNS: 192.168.0.1
Ativei o NetBios sobre TCP/IP
depois em propriedades do sistema>nome do computador> alterar:
coloquei o compuatador no grupo de trabalho LINUX.GRUPO
reininciei...
e quando abro o explorer e vou em locais de rede tentar acessar o compartilhamento dá errado...
não funciona nada...
alguém pode me ajudar? estou ficando desesperado tenho menos de uma semana pra entregar o trabalho escrito!
Olá pessoal, consegui configurar a rede e estou voltando aqui para postar como fiz assim outras pessoas não sofrerãomtanto que nem eu!
Faça o seguinte:
digite no bash: ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up
Nesse caso será atribuído o ip estático 192.168.0.1 à placa de rede reconhecida como eth0 e será atribuída também a máscara do tipo C (255.255.255.0), o instrução “up” concluí o comando ativando a placa de rede imediatamente.
Depois, para que placa de rede seja sempre ativada sem ter que ficar digitando o comando demonstrado acima pode-se adicionar o comando em algum dos arquivos de inicialização do sistema para que passem a ser executados automaticamente durante o boot. No caso do Ubuntu e outras distribuições derivadas do Debian, você pode utilizar o arquivo "/etc/rc.local". No Fedora, Mandriva e outras distribuições derivadas do Red Hat, use o arquivo "/etc/rc.d/rc.local".
No caso do Fedora basta abrir o arquivo: "/etc/rc.d/rc.local"
e adicionar (digitando) ifconfig eth0 192.168.0.1 netmask 255.255.255.0 up
No Windows:
Para configurar a rede no windows como cliente acesse:
Painel de controle>conexões de rede>propriedades de conxexão local
Na guia “Geral” clique como o botão direito em Protocolo TCP/IP.
Selecione “Usar o seguinte endereço de IP”
Em Endereços IP coloque o ip desejado para a máquina. Exemplo:192.168.0.2;
Em Máscara de sub-rede coloque a Máscara desejada. Exemplo:255.255.255.0;
em Gateway Padrão coloque o endereço do Gateway ou deixe em branco (pois no meu exemplo não há gateway). Exemplo 192.168.0.1.
Agora, se as placas e cabos estao corretamente plugados e instalados, voce esta em rede, teste com ping tanto do lado do servidor quanto do lado do cliente.
Exemplo no windows: ping 192.168.0.1
Linux ping -c 4 192.168.0.2 (-c 4 fará o ping 4 vezes)
Caso não consiga pingar experimente Desabilitar o firewall do Windows!!
Pronto até aqui!
Agora vem o compartilhamento em sí:
Com o samba já instalado vamos apenas configura-lo.
use esse meu samba .conf testado e funcionando para Fedora 9:
[global]
workgroup = HOME
server string = Servidor Samba
security = SHARE
hosts allow = 192.168.0.
[Publico]
comment = Diretorio Publico
path = /home/arquivos
read only = No
guest ok = Yes
browseable = Yes
note: Vc deverá criar o diretório: /home/arquivos pois ele será usado no compartilhamento.
Agora vem o frande segredo o qual as vezes fazia com que eu conseguisse ver o compartilhamento no windows mas nunca conseguia acessar!
use o comando no linux:
iptables -F (Flush - Esvaziar). Remove todas as regras existentes.
esse era o grande segredo! por isso é que nenhum compartilhamento meu funcionou!
agora inicie os serviços do samba com o comando:
service smb start
service nmb start
podes usar:
service smb restart (restarta o serviço)
service smb start (inicia o serviço)
service smb stop (para o serviço)
lembrando que é smb e nmb! (sendo necessário dar start nos dois)
Pronto sua rede já deve estar funcionando!
Basta ir no windows em Meus Locais de Rede (windows + e, Meus locais de rede no canto esquerdo daquela barra) e seu compartilhamento aparecerá lá sozinho!)
Epero que tenha ajudado.
Sofri muito e queimei o Fedora lá, acabei com ele pois ninguém ajuda, era só alguem ter me falado pra remover o firewall do linux ou usar iptables -F.
Todos sairam de lá sabendo a verdade! que o linux está muioto longe de ser essa maravilha que prometem, alem disso ele trava! e falam apenas do windows, demonstrei lá que em vários livros não tinha o referido comando do iptables na parte da configuração de rede assim mesmo estudando vc só levaria bomba...
Espero que este texto ajuda o próximo pobre coitado que tentará configurar esse tipo de rede no Linux.
t+, abraços.
Que suporte horrível que tive, fiquei decepcionado com o Fedora!
[/b]