Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - yum, apt-get, aptitude, synaptic, easy life
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

yum, apt-get, aptitude, synaptic, easy life

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Yum
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
SonyGuerrero
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 8:52 am    Assunto: yum, apt-get, aptitude, synaptic, easy life Responder com Citação

Sou novo em fedora, estou com uma iso do dvd fedora 9 e so falta queimar ela e blzinha, mas eu fiquei numa duviuda assim.

o rad hat se n me falha a memoria, tem o apt-get, mas dizem q ele e meio ruizinho pra instalar e desinstalar, e disseram q ele e bom somente para baixar pacotes., e o melhor seria o aptitude.
mas disseram que o apt serai reformulado, e ia melhorar
mas ai tbm tem o synaptic na historia, agora o easy life
o Fedora tem o apt-get???
sei la, deu confusao.

Daria pra alguem definir oque e melhor, qual as vantagens de um ou outro?????????? pq fiquei numa duvida desgraçada.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 12:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem vamos lá,

Todas essas ferramentas que voce mencionou, são
" Gerenciadores de instalação " e tem haver com Distros específicas, exceto o Easylife, que é um script bolado pelo nosso
companheiro Duli para facilitar a vida de quem instala o Fedora.

http://easylifeproject.org/
http://www.fedora.org.br/fortopic7194.html

Ex: As distros oriundas do Debian usam o apt-get, que pode ser trocado pelo Aptitude, já as Distros oriundas da Red hat usam YUM, a exceção seria o Mandriva que usa o apt-get.

No Fedora, voce vai usar o YUM ( Yellow dog Updater ), que é o Gerenciador padrão do sistema. Se voce tem uma iso do Fedora, queime o CD /DVD e use sem medo, o Fedora não vai te deixar na mão.!!
Quanto a o que é melhor, cada um que usar uma distro específica, vai te dizer que seu gerenciador é melhor por isso e aquilo, não se deixe levar por essa opniões, o gerenciador é muito importante, mas não seria o fator primordial para a escolha de uma Distro em detrimento de outra OK??

Boa sorte..!!

RWagner

“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
SonyGuerrero
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 1:18 pm    Assunto: Responder com Citação

rweu escreveu:
Bem vamos lá,

Todas essas ferramentas que voce mencionou, são
" Gerenciadores de instalação " e tem haver com Distros específicas, exceto o Easylife, que é um script bolado pelo nosso
companheiro Duli para facilitar a vida de quem instala o Fedora.

http://easylifeproject.org/
http://www.fedora.org.br/fortopic7194.html

Ex: As distros oriundas do Debian usam o apt-get, que pode ser trocado pelo Aptitude, já as Distros oriundas da Red hat usam YUM, a exceção seria o Mandriva que usa o apt-get.

No Fedora, voce vai usar o YUM ( Yellow dog Updater ), que é o Gerenciador padrão do sistema. Se voce tem uma iso do Fedora, queime o CD /DVD e use sem medo, o Fedora não vai te deixar na mão.!!
Quanto a o que é melhor, cada um que usar uma distro específica, vai te dizer que seu gerenciador é melhor por isso e aquilo, não se deixe levar por essa opniões, o gerenciador é muito importante, mas não seria o fator primordial para a escolha de uma Distro em detrimento de outra OK??

Boa sorte..!!

Colega, obrigado novamente, vejo q vc participa bastante, eu tbm gostaria de poder ajudar os outros como vc, porem, n sei muito.

Mas voltando a pergunta, fiz ela pq bem, ja usei outras distro, e n vai er o gerenciador de instalacao que vai me fazer trocar o fedora, e bem, pergunto pq, ouvi que o aptitude concerta referencias, enquanto o apt nao, por isso pedi ajuda, o yum seria uma versao do apt-get ou ele organiza as referencias tbm, e o synaptic que funciona bem no fedora, seria uma boa escolha, apesar de eu n gostar de usar gerenciador de download em modo grafico, acho q perde desempenho e perde a graca. alem disso, o aptitude pode ser usado em fedora nao e. entao, é isso que eu tenho duvida. quanto ou uso do yum ao aptitude, synaptic, etc, ele e tao bom quanto o aptitude na sua opiniao, tipo, ele organiza referencias, e na hora de escluir, exclui o lixo tbm.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 2:15 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem façamos com Jack o estripador...

_O YUM não é uma versão do APT, eles são projetos independentes.

_Não, o Synaptic não é usado no Fedora, o Gerenciador gráfico do Fedora é o YUMEX.

_Na minha opnião o YUM é muito bom, ele instala todas a dependências e também retira-as quando desinstala pacotes, não deixando lixo no S.O
Voce ainda pode optimizá-lo utilizando ferramentas que modificam sua atuação vide este artigo daqui mesmo do nosso fórum:
http://www.fedora.org.br/contentid-912.html

Enfim, é isso, o YUM e o YUMEX, podem não ser o suprassumo, mas estão sempre em evolução.

RWagner

Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
Claudiomar
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Seg Nov 03, 2008 8:36 pm    Assunto: Responder com Citação

rweu, beleza?

Já falando de gerenciadores , o que você acha do smart?

Um abraço!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Ter Nov 04, 2008 5:21 am    Assunto: Responder com Citação

Fala Claudiomar..!!,

Bem, prá te ser sincero, eu nunca usei o smart e não seria capaz de te relatar seu desempenho, mais ainda o seu uso no Fedora.
O que sei dele, é que é um meta-gerenciador, ou seja, ele pode atuar em "N " distros, como se nativo delas o fosse.

Veja aqui uma mostra do que falo:
http://vivaotux.blogspot.com/2005/10/gerenciando-pacotes-com-o-smart-no.html

Mais info aqui no vivaolinux:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/SMART-Package-Manager

Estes artigos, se voce prestar atenção, são de 2005 / 2006, e de lá pra cá, se voce observar na página do smart, deve obviamente ter havido algum progresso... http://labix.org/smart
Mas o que me causa "espécie", e que nem mesmo o Mandriva ( que como voce sabe é a dona da Conectiva de onde o Gustavo Niemeyer que bolou o smart é oriundo ) o usa como gerenciador default, por que será!!???
....mistééééério..!!!!

RWagner

Seneca
SonyGuerrero
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 6:39 am    Assunto: poise Responder com Citação

hehehe, a coisa ficou boa aki, pois bem entao, o yum faz oque eu quero, otimo, agora é so eu descobrir pq a mídia que eu baixei não funciono? acho q é a gravadora. mas bem, vlw gente.
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 7:33 am    Assunto: Responder com Citação

Voce foi perguntar......!!!!

Respondendo ainda ao Claudiomar, aqui mesmo no fórum tem um artigo do Jyulliano sobre o smart:

http://www.fedora.org.br/contentid-911.html

QQ coisa envia uma mensagem partic pra ele, para que ele conte sua experi com o smart.

Boa sorte a todos..!!

RWagner

Seneca
Claudiomar
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 7:38 pm    Assunto: Responder com Citação

rweu,
Beleza?

Muito obrigado pelas respostas.
Agora vou dar uma pesquisada com mais afinco , para saber os por menores do software.

Um abraço!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Yum Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.