Enviada: Ter Nov 04, 2008 12:50 pm Assunto: Ajuda para configurar uma rede com Velox c/ modem JA ROTEADO
Galera.. boa tarde..
antes de mais nada, gostaria de dizer que nao sou um usuario expert do linux... muita coisa to aprendendo ainda, fuçando, e enfim, as vezes quebro mto a cabeça para resolver coisas bobas, mas tudo bem, vivendo e aprendendo hehe afinal, ngm nasce sabendo tudo... enfim.. estou com um problema e nao consigo resolver.. alguem pode dar uma luz ?
e o seguinte... to querendo fazer uma rede e nesta rede vai ter um servidor firewall/internet, ja montei a maquina aqui.. é uma maquina simples com 2 placas de rede.. 1 placa de rede receberá o VELOX e a outra placa de rede distribuirá na rede.. tudo bem, ate ai tudo blz... instalei o fedora 8 sem partes graficas, sem nada, tirei muitos pacotes, so deixei o essencial mesmo... (mandei instalar o rppoe caso alguem ja pergunte)
bom, a minha duvida é a seguinte.. eu vi muitos posts ja do pessoal de como fazer.. usar o comando pppoe-setup e tudo mais, POREM, pelo que eu li, isso so funciona mesmo num modem em modo bridge, correto ? blz.. o meu modem já esta roteado, a grande pergunta é... como que eu faço para ele aceitar a conexao pppoe do velox e redistribuir ela ? visto que nao é IP fixo, poque as vezes pode cair a conexao e voltar outro IP... como q eu faço isso galera ? tenho q dar algum comando especifico ?
resumindo, eu so preciso saber como que eu faço pro linux se conectar com o modem/velox e ter acesso a internet.. so isso.. a parte de distribuir pela rede o resto eu sei fazer.. so preciso saber como q se faz pro linux entender que a conexao primaria com internet é o velox, e sempre inicia-la e se conectar...
Enviada: Qua Nov 05, 2008 12:50 pm Assunto: Sugestão !
Depende do seu moden !
ex: tenho 1 da D-link e possui a opção de configurar ppoe com usuario e senha, no proprio moden,
Se já tiver configurado no moden, podera usar assim:
ETH0 Recebe o sinal da internet,
ETH1 Recebera o sinal da rede local
Vc pode configurar o squid e iptables para fazer roteamento e apontar para eth1, que automaticamente liberaria ou bloquearia o sinal de internet para a rede intera.
É simples, _________________ Anderson - Grupoander
Analista de Suporte
Usuário de Fedora e Ubuntu
o modem é um modem da gateway.. dentro dele eu configuro o login e a senha do usuario e tals...
nao entendi muito bem a sua resposta.. me perdoe, mas tipo, o q eu quero fazer é como que faz para o linux se conectar no velox sendo que o modem ja esta roteado, ou seja, nao requer discador . (o modem ja disca)