Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Dvdrw na ide 0 não reconhecido no Fedora 9
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Dvdrw na ide 0 não reconhecido no Fedora 9

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Drivers de cd, cd-rw, dvd, dvd-rw, flopy disk.
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Weizen
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 9:03 am    Assunto: Dvdrw na ide 0 não reconhecido no Fedora 9 Responder com Citação

Olá pessoal,
após muita pesquisa infrutífera na rede resolvi recorrer ao fórum. Meu computador tem um hd sata e um drive de dvdrw conectado à IDE 0. Ocorre que, após atualizar o sistema para o Fedora 9, o novo sistema de montagem de dispositivos por UUID aparentemente não é capaz de reconhecer a presença do drive.
Todas as vezes que um CD ou DVD é colocado no drive, a luz indicativa acende algumas vezes e em seguida se apaga. Tento montar o dispositivo manualmente utilizando o comando mount e o terminal simplesmente passa a não responder mais, bem como nenhuma luz no drive se acende. Após alguns instantes aparece a mensagem "no media found" ou "no device found". O comando "eject" também não funciona.
Tentei solucionar o problema adicionando o dispositivo manualmente no fstab, mas o problema persistiu. O curioso é que no diretório /dev existem entradas para cd, cdrw, dvd e dvdrw, todas com links dinâmicos para sr0 ou sr1, os quais também tentei montar acrescentando as linhas ao fstab sem sucesso.
Outra curiosidade é que em versões "live", como o Ubuntu, não há problema de acessar o dispositivo, bem como no Windows XP que utilizo em dual-boot não há problema. Além disso, na versão anterior de Fedora que eu utilizava (4) não havia este problema também.
Na minha ignorância, creio que isso esteja relacionado a como os códigos na UUID foram compilados no kernel genérico disponível na versão instalada.
Se alguém tiver alguma informação, agradeceria bastante pela ajuda.
Saudações a todos !
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rweu
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemEnviada: Qui Nov 06, 2008 6:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem Weizen,

Se bem entendi, voce atualizou o Fedora 4 pro Fedora 9???
Voce fez uma instalação limpa do 9, ou seja, formatou e instalou de novo,
ou simplesmente "upgradeou" via algum mecanismo não citado, sem formatação envolvida??.
Tô te perguntando isso pois existem relatos de muitos problemas relativos a upgrade aproveitando sistema já instalado.
Se esse foi o seu caso, percebeu mais alguma "pemba" ou foi somente esse dessabor que voce está observando??
Sendo somente isso ou não, se voce upgradeou, pode ser esse o teu problema.
Tem como voce dar boot com o Live CD do Fedora 9 e observar se assim ele monta o CD??, se ele montar via Live, tem nescessariamente que montar com o S.O instalado.!!, desde que instalado por cima do outro e não sendo agregado a este OK??

No aguardo.

RWagner

“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
ELO
Intermediário
Intermediário

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 4:53 am    Assunto: Responder com Citação

Eu tive que fazer upgrade a partir do dvd de fc8 para fc9 e o meu dvd/cd funciona só o dia que lhe dá nas idéias.
já tirei o hard e coloquei de novo e continua na mesma.
Nunca sei quando vou poder acessar.
e após o fc9 Sad
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Weizen
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2008 9:59 am    Assunto: Responder com Citação

Caros,
obrigado pelos posts. Rweu, na verdade reformatei o hd inteiro, e não atualizei do fedora 4 pro 9. Simplesmente instalei o 9 direto. Segui sua sugestão de utilizar o livecd do fedora 9 e o micro simplesmente travava toda as vezes que eu tentava carregar o sistema. Como estava precisando urgentemente utilizar a máquina, apelei pra uma distribuição Ubuntu que eu tinha em um liveCD. Instalei tudo no HD e tudo começou a funcionar novamente. Assim, por ora, desisti de resolver o problema com o Fedora 9.
Acho que deve ser algum tipo de incompatibilidade entre o sistema de montagem automático e as características do hardware que possuo. Vou esperar pelo Fedora 10.
Gratos pela ajuda!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Drivers de cd, cd-rw, dvd, dvd-rw, flopy disk. Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.