Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Ajuda com named DNS [ RESOLVIDO ]
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Ajuda com named DNS [ RESOLVIDO ]

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
reginaldo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Out 28, 2008 6:29 pm    Assunto: Ajuda com named DNS [ RESOLVIDO ] Responder com Citação

Boa Noite Galera, estou precisando de vocês novamente.

Estou configurando um servidor de compartilhamento de internet. Já configurei squid, iptables as eth's, ele já está deixando navegar e tudo mais. Porém para que os usuários possam navegar é preciso colocar um DNS externo, pois o próprio servidor não resolve. Já verifiquei alguns arquivos que me falaram e estão iguais ao servidor com FC2 e estou instalando o FC9.

Por favor me ajudem!!

Obrigado

Editado pela última vez por reginaldo em Sáb Nov 22, 2008 6:27 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
vicente_tapia
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Nov 07, 2008 9:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa noite Reginaldo!

As consultas de DNS das estações da sua rede interna somente irão passar pelo seu Fedora se você configurar as mesmas para fazerem as consultas nele.

O serviço de DNS (implementado por aplicações como o BIND) É dividido em duas partes: o resolver e o named. O resolver é a parte do sistema que faz as consultas e o named é a parte que responde as consultas.
Para configurar o resolver tu deves editar o arquivo resolv.conf, localizado em /etc/. Para configurar um servidor DNS completo você precisa instalar os pacotes do BIND, criar os arquivos das zonas DNS e depois configurar o arquivo named.conf, localizado em /etc.

Acredito que no seu caso não seja necessário configurar um serviço DNS por inteiro, pois como tu mesmo dissestes, estás configurando um servidor de compartilhamento de Internet, em outras palavras um gateway, logo o quê você precisa configurar é o resolver em cada estação, seja ela Linux/Unix/BSD ou Windows.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
reginaldo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 11, 2008 9:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa Noite Vicente.

Pelo que eu entendi na sua explicação, eu vou configurar meu resolv.conf com DNS de minha preferencia (no meu caso são os servidores da Embratel) e depois nas estações eu coloco o mesmo DNS. Seria isto?

Bom, na verdade Vicente o que eu quero é o seguinte (vou tentar te explicar de uma forma que eu entendo): Meu Servidor Gateway está configurado com IP 192.168.0.1. Nas estações coloco este ip como Gateway para eles sairem, até então normal. Agora o que eu quero é fazer que esse servidor resolva nomes DNS, pois para as estações navegarem(sem precisar colocar o IP no lugar do end do site) preciso colocar o DNS da embratel e quando na verdade queria colocar o DNS do Gateway(192.168.0.1).

Será que vc conseguiu me entender?

Obrigado pela ajuda.

Abraços.
reginaldo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Nov 22, 2008 6:29 am    Assunto: Responder com Citação

Boa Tarde vicente_tapia

Obrigado pela ajuda, depois de dar uma rodada pela internet, a solução era mais simples do que eu imaginava.

Apenas comentar algumas linhas do script já resolve.

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Softwares Rede Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.