Enviada: Dom Nov 30, 2008 6:11 pm Assunto: Atualização FC9 -> FC10
Caros amigos, venho solicitar uma sugestão para a atualização do Fedora (9 -> 10) ... qual a maneira mais fácil (e segura-confiável) de fazer a atualização:
Via YUM ...?
Via CD Live ...?
Via DVD ...?
Só uma última pergunta
Minha internet é de boa qualidade, então, se for viável fazer via yum, como faço?
Registrado em: Apr 22, 2006 Mensagens: 318 Localização: João Pessoa, PB, Brasil
Enviada: Dom Nov 30, 2008 9:07 pm Assunto:
Como root:
# yum -y install preupgrade
# preupgrade _________________ Abraços,
Linux User Number: 174012
Enviada: Seg Dez 01, 2008 6:14 am Assunto:
Ok freumn,
Essa dúvida é a de muitos, e a cada um que voce a formular, deverão vir respostas diversas.
Eu mesmo estou aqui com essa dívida cruel, mas me "decidi" pela opção do DVD, já vou logo te dizendo que nunca fiz essa parada, mas vou encarar!
Existe até um tuto do Guariento que mostra como fazer do 8 pro 9, mas do 9 pro 10, é a mesma xaropada OK??
Enviada: Seg Dez 01, 2008 6:37 am Assunto: Via Live CD
Pois é, eu queria fazer via YUM... como nosso amigo falou aí em cima, mas li algumas coisas na net dizendo que isso não funciona muito bem... estou com dúvidas ... será que fazendo via YUM eu perco os dados no meu /home?
Acho que vou fazer a atualização via Live CD... mas, daí acho que vou perder meus aplicativos, certo?
Meu HD tá particionado assim:
15Gb -> /
80Gb -> /home
1,5Gb -> swap
Daí penso em atualizar só o diretório raiz, via Live CD... será que funcionará?
Depois eu reinstalo meus aplicativos... dúvidas, dúvidas, dúvidas.... hehehe
Enviada: Seg Dez 01, 2008 6:51 am Assunto:
Em tese ( eu disse em tese.!! ) voce não deverá perder nada, pois essa é a filosofia do upgrade via DVD.
Voce disse que vai fazer via Live CD???, acho que se enganou não??, o upgrade bonito, é a partir de um DVD, e não de live CD!!
Reveja e me diga se é isso mesmo que voce quer. _________________
RWagner
“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Enviada: Seg Dez 01, 2008 9:38 am Assunto: Era CD mesmo...
Na verdade eu estava pensando em reinstalar o fedora... colocando o fedora 10, via live CD... preservando apenas o diretório /home... mas vou fazer isso que vc sugeriu Wagner... vou baixar o DVD e fazer a atualização... depois venho aqui e comento sobre.
Enviada: Seg Dez 01, 2008 11:54 am Assunto:
Sendo um pouco mais prolixo do que fui antes:
1) Instala-se o pacote preupgrade via yum:
# yum -y preupgrade
2) Executa-se o programa (é uma janelinha gráfica com dois botões: avançar e cancelar)
# preupgrade
Obs.: aqui você vai dormir, fazer compras, ler um livro, etc. O programa analisará o seu sistema, verá quais os pacotes que você tem no computador e buscará todos os que estiverem disponíveis no repositório oficial, se você tiver algo de fora vai ser atualizado somente na etapa seguinte. Depois de baixar tudo (no meu caso foram 1,3Gb) será pedido para você reiniciar o computador. Lembre-se que nesse ponto é bom ver como está configurado o seu xorg, se tem driver de video padrão ou precompilado ou instalado por você mesmo. No caso do nvidia o driver padrão é o "nv". Edite o /etc/X11/xorg.conf para a configuração padrão de sua placa.
3) Reinicie:
Basta apertar o respectivo botão.
4) Atualização dos pacotes que não pertencem ao repositório oficial:
# rpm -Uhv http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpmhttp://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm
# yum clean all
# yum -y update
Obs.: aqui você vai dormir, fazer compras, ler um livro, etc. O programa analisará o seu sistema, verá quais os pacotes que você tem no computador e buscará todos os que estiverem disponíveis, agora em todos os repositórios. Depois de baixar tudo (no meu caso foram 750Mb) é bom você reiniciar o computador novamente. Aqui você já pode colocar o seu driver de video como antes estava no configurado o seu xorg, se tinha driver de video padrão ou recompilado ou instalado por você mesmo. Edite o /etc/X11/xorg.conf para a configuração que você sempre teve.
Depois disso tudo ficou ok. Nem se preocupe com o /home, estará do mesmo jeito.
Uma excelente fonte é o Tips & Tricks do Greg:
http://www.gagme.com/greg/linux/f10-tips.php _________________ Abraços,
Linux User Number: 174012
Enviada: Seg Dez 01, 2008 3:36 pm Assunto: Pronto ... tá feito!
Galera, baixei o DVD e atualizei o sistema, conforme o Wagner sugeriu... bem a princípio tudo ocorreu normalmente... foi até que bem rápido, mas apareceu uns problemas...
Primeiramente, fui atualizar... #yum update ... daí apareceu que vários pacotes estão selecionados para atualizar, mas o update não ocorreu e apareceu no fim da lisat de pacotes para atualizar esta frase:
> Error: Dependência Faltando: libx264.so.60 é requerido pelo pacote avidemux-cli-2.4.3-6.fc9.i386 (installed)
.... o avidemux ta funcionando perfeitamente... mas acho que ele não vai atualizar, certo? O problema que isso ta travando a atualizaćão doutros pacotes...
Meu skype, tmem falhou... dai lembrei que tinha seguido um tutorial do How To Forge e feito a seguinte alteraćão no arquivo /etc/pulse/daemon.conf :
No fedora 9 era necessário fazer isso pra conciliar skype e pulse...
Agora eles não estão conciliando... entao to usando a configuraćão de som no skype:
ent. som -> hw:intel,2
saida som -> hw:intel,0
campainha -> hw:intel,0
Assim ta funcionando...
Enfim, os aplicativos abaixo não foram instalados... e nem abrem:
LabPlot
Pacote BrOffice
Xgnokii
Gimp
Smplayer
Amarok