Enviada: Seg Dez 01, 2008 12:30 pm Assunto: Fedora 10 + Windows XP em HD´s diferentes (RESOLVIDO)
Pessoal boa tarde,
Tenho o Windows XP instalado em um HD sata, e resolvi instalar outro HD (so que esse ide) para colocar o FEDORA 10 (coloquei na IDE primária). Instalação transcorreu tudo bem, só que não aparece o GRUB para eu escolher qual SO eu quero utilizar. Passa direto para o WINDOWS.
Existe a possibilidade de fazer funcionar dessa forma que estou tentando (um HD para o Windows XP e outro HD para o Fedora) ou tenho que colocar os dois Sistemas em um HD somente??
Editado pela última vez por thenry em Seg Dez 08, 2008 8:03 am, num total de 1 vez
Um abraço !!! _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
Vc. tem que mexer na Bios , para escolher a ordem do boot , opte pelo HD em que está o Fedora. Depois vc. vai precisar editar o grub.conf com as informações do XP (primeiro tente abrir o fedora que depois te passo o resto) .
Vc. tem que mexer na Bios , para escolher a ordem do boot , opte pelo HD em que está o Fedora. Depois vc. vai precisar editar o grub.conf com as informações do XP (primeiro tente abrir o fedora que depois te passo o resto) .
OK, agora estou no trabalho, mas na hora do almoço eu vou tentar e posto o resultado depois.
O próximo passo é editar o grub.conf, como root , que está na pasta boot/grub. Adicione as linhas abaixo. :
title WindowsXP
rootnoverify (hd1,0)
chainloader +1
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
Salve e reinicie, qualquer problema poste aqui.
Amigo, só mais uma coisa, qual comando eu uso para editar o arquivo? Estou me batendo aqui com esse FEDORA que não reconhece o mouse, fica dificil usar o mouse sem aparecer o ponteiro. É quase impossivel uzar a internet assim para pesquisar as coisas. OBRIGADO mais uma vez.
#vi /boot/grub/grub.conf
ou
$ sudo vi /boot/grub/grub.conf
senha: (digite a senha de root)
tecle i para inserir os dados
ESC para sair do modo de edição
para salvar o arquivo e sair=> :wq (dois pontos - letra w -letra q)
Obs: Eu indicaria a leitura do Guia Foca Linux mas no momento que escrevo esse post (3-dez-2008, 01:02 am)
o site está fora do ar. _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
Desculpem a demora em postar os resultados, é que a correria de final de ano no trabalho e na faculdade estão me matando. hehehe
Voltando ao post, gostaria de informar que continuo sem sucesso no GRUB, sem intervenção nenhuma, ele entra direto no WINDOWS. Se eu apertar F12 (boot menu) e acessar o HD onde esta o FEDORA, aparece o GRUB, daí tanto o FEDORA quanto o WINDOWS funcionam normal...
Ou seja, é necessário mais alguma alteração que não qual é para tudo funcionar. No mais já estou satisfeito, já que finalmente consigo acessar os dois sistemas, não de forma correta, mas... PACIÊNCIA né.
Agradeço muito a ajuda de vocês, e se souberem como solucionar mais esse problema meu eu agradeceria muito.
Tem várias formas de vc. resolver isto. Pode ser durante o boot, editando as linhas do grub. mas o mais fácil é o qeu te falei antes. Não precisa comando nenhum,, abra o gedit como root
# gedit /boot/grub/grub.conf e adicione as linhas que te falei.
Tem várias formas de vc. resolver isto. Pode ser durante o boot, editando as linhas do grub. mas o mais fácil é o qeu te falei antes. Não precisa comando nenhum,, abra o gedit como root
# gedit /boot/grub/grub.conf e adicione as linhas que te falei.
Hector, já fiz o que você falou e não deu certo, só que fiz usando o comando VI como foi sugerido pelo Claudiomar. A noite quando eu chegar da faculdade eu vou verificar novamente isso. Tendo novidades eu posto aqui.
Mais de qualquer forma quero agradecer pelo empenho de vocês em ajudar.
Boa noite prezados, mais uma vez venho aqui postar que todos os processos citados não funcionaram comigo. Posto agora o grub.conf para análise.
# grub.conf generated by anaconda
#
# Note that you do not have to rerun grub after making changes to this file
# NOTICE: You have a /boot partition. This means that
# all kernel and initrd paths are relative to /boot/, eg.
# root (hd0,0)
# kernel /vmlinuz-version ro root=/dev/VolGroup00/LogVol00
# initrd /initrd-version.img
#boot=/dev/sdb
default=0
timeout=5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz
hiddenmenu
title Fedora (2.6.27.5-117.fc10.i686)
root (hd0,0)
kernel /vmlinuz-2.6.27.5-117.fc10.i686 ro root=UUID=d80dacfc-17a4-4c7d-a14f-a8474f7590e2 quiet
initrd /initrd-2.6.27.5-117.fc10.i686.img
title Windows XP Professional SP3
rootnoverify (hd1,0)
chainloader +1
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
Obs.: Quando retorna ao terminal esta com essa mensagem:
# gedit /boot/grub/grub.conf
** (gedit:2945): WARNING **: Could not write gedit state file: Falha ao criar arquivo "/root/.gnome2/gedit-2.5K8ULU": Arquivo ou diretório não encontrado
I/O error : No such file or directory
[root@localhost ~]# gedit /boot/grub/menu.lst
** (gedit:2954): WARNING **: Could not write gedit state file: Falha ao criar arquivo "/root/.gnome2/gedit-2.2B9VLU": Arquivo ou diretório não encontrado
Aqui posto o # /sbin/fdisk -l
Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80025280000 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0xca2cca2c
Dispositivo Boot Start End Blocks Id System
/dev/sda1 * 1 25 200781 83 Linux
/dev/sda2 26 9729 77947380 8e Linux LVM
Disk /dev/sdb: 250.0 GB, 250058268160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Disk identifier: 0x32e432e3
/dev/sdb1 * 1 30400 244187968+ 7 HPFS ou NTFS
Boa noite prezados, venho aqui postar que todos os processos citados NÃO funcionaram comigo. Posto agora o grub.conf para análise.
# grub.conf generated by anaconda
#
# Note that you do not have to rerun grub after making changes to this file
# NOTICE: You have a /boot partition. This means that
# all kernel and initrd paths are relative to /boot/, eg.
# root (hd0,0)
# kernel /vmlinuz-version ro root=/dev/VolGroup00/LogVol00
# initrd /initrd-version.img
#boot=/dev/sdb
default=0
timeout=5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz
hiddenmenu
title Fedora (2.6.27.5-117.fc10.i686)
root (hd0,0)
kernel /vmlinuz-2.6.27.5-117.fc10.i686 ro root=UUID=d80dacfc-17a4-4c7d-a14f-a8474f7590e2 quiet
initrd /initrd-2.6.27.5-117.fc10.i686.img
title Windows XP Professional SP3
rootnoverify (hd1,0)
chainloader +1
map (hd0) (hd1)
map (hd1) (hd0)
Obs.: Quando retorna ao terminal esta com essa mensagem:
# gedit /boot/grub/grub.conf
** (gedit:2945): WARNING **: Could not write gedit state file: Falha ao criar arquivo "/root/.gnome2/gedit-2.5K8ULU": Arquivo ou diretório não encontrado
[root@localhost ~]# gedit /boot/grub/menu.lst
** (gedit:2954): WARNING **: Could not write gedit state file: Falha ao criar arquivo "/root/.gnome2/gedit-2.2B9VLU": Arquivo ou diretório não encontrado
Aqui posto o # /sbin/fdisk -l
Disk /dev/sda: 80.0 GB, 80025280000 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9729 cylinders
Disk identifier: 0xca2cca2c
/dev/sda1 * 1 25 200781 83 Linux
/dev/sda2 26 9729 77947380 8e Linux LVM
Disk /dev/sdb: 250.0 GB, 250058268160 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 30401 cylinders
Disk identifier: 0x32e432e3
/dev/sdb1 * 1 30400 244187968+ 7 HPFS ou NTFS
É com muita alegria que venho informar que finalmente consegui fazer o GRUB funcionar, ontem com muita calma fui revisar todos os passos citados e outros que busquei na NET, e enfim achei a culpa de tudo. Sabem quando queremos fazer muitas coisas ao mesmo tempo? Pois é, foi isso que ocorreu, eu fiz uma verdadeira mistura e acabei dando um vacilo.
Acontece que, devido ao não funcionamento em primeira tentativa, resolve então atualizar a BIOS da Placa Mãe, e como todos sabemos, após atualizar, é necessário dar um LOAD nela. Foi isso que atrapalhou tudo, após esse LOAD, as configurações voltaram ao padrão e o disco a dar boot estava sendo o com o Windows (por ser SATA).
Verificado e corrigido esse problema, e o boot configurado para iniciar pelo disco IDE do FEDORA tudo esta em perfeito funcionamento.
Quero agradecer o apoio de todos e pedir desculpas também por não ter atentado para isso. É que sinceramente eu não prestei atenção quanto ao fato da atualização da BIOS.
Obrigado galera.