doug_chagas,
Estou mais ou menos na sua situação. Comprei dois controles sendo que ficam ligados a uma só USB(Vem um cabo da USB do PC para um dos controles e desse controle vai um cabo para o 2 controle), esse controle é um dos famosos made in china e ele não é reconhecido completamente por causa disso, com isso alguns botões se misturam entre os dois joysticks.
Agora o que lhe interessa. Se você procura uma aplicação gráfica(GUI) que teste os botões que nem aquela que tem no painel de controle do XP, procure no google por qjoypad. Esse programa não é um driver, mas sim uma aplicação para testar e se não me engano, gerar layouts de configuração das teclas do joystick.
Outrossim, como o seu problema é a vibração, você pode usar o comando lsusb antes de plugar o controle e depois usa-lo novamente e confrontar o que foi mostrado pelo comando antes e depois de plugar o joystick que você perceberá que vai haver uma linha nova no comando executado após você plugar o joystick. Note que vai haver uma linha mais ou menos assim(na nova linha):
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001
Copie o 1d6b:0001(estará depois da palavra ID) e procure no google usando a conbinação de palavras: driver fedora 10.
Sei que o que escrevi não ajuda muito, mas de repente, você pode obter a solução em sites estrangeiros. Eu acho que dependendo do seu joystick, poderá haver solução, mas não será fácil, acredito que haverá compilação de kernel e ai vai.
Outro comando que pode ser útil é:
dmesg | grep usb
Eu também postarei pedindo ajuda para o pessoal de nível intermediário e avançado aqui do forum, já que eu acredito que achei uma possível solução para o meu problema.
Espero ter contribuído com algo.