Enviada: Sex Out 21, 2005 11:54 am Assunto: SSH - Ocupação anormal da CPU
Pessoal,
É meu primeiro post pra este grupo, não sei nem se este seria o melhor grupo para perguntar isso. Mas venho acompanhando a discussão aqui há algum tempo e já notei que em geral o grupo aqui é bem prestativo. Estou com um problema há um certo tempo já, espero que possam ajudar.
Resumo (para quem vai decidir ainda se vai ler o resto da mensagem): Minha máquina está causando utilização excessiva de CPU ao fechar uma sessão SSH. Não ao entrar, nem durante a sessão, mas ao fechar a sessão.
Tentei gravar algumas evidências, lá vão.
- A sequência de comandos executada:
$ ps -e -o pcpu,cputime,pid,args > antes
$ ssh localhost
thiagob@localhost's password:
id: cannot find name for group ID 74594
$ ps -e -o pcpu,cputime,pid,args > durante
$ exit
$ ps -e -o pcpu,cputime,pid,args > depois
- Antes de executar o cliente SSH, está tudo na mais perfeita ordem com meus processos. Não vou colocar a o relatório do monitor do sistema aqui por ser muito grande, mas não tem basicamente ninguém usando a CPU antes de executar o cliente.
- Depois de abrir um terminal SSH, a CPU ainda está quietinha. Agora já dá pra eu colocar algumas listagens:
$ grep ssh durante
0.0 00:00:00 1898 /usr/sbin/sshd
0.0 00:00:00 2605 /usr/bin/ssh-agent startkde
0.4 00:00:00 4470 ssh localhost
0.0 00:00:00 4471 sshd: thiagob [priv]
0.0 00:00:00 4479 sshd: thiagob@pts/8 << Esse é o processo 'fominha'
- Depois de executar o comando exit, a CPU fica totalmente ocupada:
$ ssh -V
OpenSSH_3.6.1p2, SSH protocols 1.5/2.0, OpenSSL 0x0090701f
$ uname -a
Linux serpro-1422052.rce.serpro 2.6.5-1.358 #1 Sat May 8 09:04:50 EDT 2004 i686 i686 i386 GNU/Linux
Algumas coisas estranhas:
- O mesmo comportamento ocorre em duas outras máquinas da rede quando eu abro um terminal ssh a partir da minha máquina
- Meus scripts de logout em todas as máquinas estão limpos, têm no máximo um comando para limpar o terminal
- As máquinas são todas novas (a minha e as outras duas que citei) e com pouco tempo de uso (menos de 2 meses) e presumo que posso dizer que são 'máquinas iguais' em termos de hardware e ambiente de software inicial
Tomara que vocês possam ajudar...
Abraço,
Thiago Arrais
--
Mergulhando no Caos - http://thiagoarrais.blogspot.com
Pensamentos, idéias e devaneios sobre desenvolvimento de software e
tecnologia em geral