Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Substituindo Webmail - Centralizando mail no Windows e Linux
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Substituindo Webmail - Centralizando mail no Windows e Linux

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Desktop
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
rgto
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2005 5:56 pm    Assunto: Substituindo Webmail - Centralizando mail no Windows e Linux Responder com Citação

DICA
Olá pessoal. Até pouco tempo eu estava com um pequeno impecilho: "eu não gosto de usar o webmail, como fazer para ler meus e-mails no Windows ou no Linux e ter sempre nos dois um "sincronismo", isto é, se eu baixo um e-mail X e Y no Windows, eu quero vê-los também no Linux. Detalhe: sem usar o webmail e sim um gerenciador de e-mails!"

Para resolver esta questão fiz o seguinte: pesquisei na net (e nào foi muito dificil de encontrar) um software bom de gerenciamento de e-mails, optei pelo Mozilla Thunderbird pois ele possui versões tanto no Windows como no Linux.

Configurei minha conta de e-mail normalmente dentro do Linux. Depois de terminado, usei minha partição FAT32 como "ponte" entre o Windows e o Linux, isto é, criei lá um diretório "/mnt/fat32/shared_win_linux/thunderbird/meu_email"

Ok! Até aí beleza. Entrei novamente no e-mail que configurei no meu Thunderbird no Linux, com o botão direito do mouse acessei as Properties da minha conta criada e entrei no item Server Settings. Logo abaixo da janela que aparece, você verá um botão nomeado de <Browse...> (que se refere a Local directory) certo? Cliquei nele e apontei para o diretório que está lá na partição FAT32, dessa forma fiz com que meus e-mails que chegassem fossem armazenados no endereço /mnt/fat32/shared_win_linux/thunderbird/meu_email ! Ótimo, fechei o Thunderbird, abri novamente. Resolvido, testei, funcionou.

Fiz a mesma coisa dentro do Windows, instalei o Thunderbird, configurei minha conta, acessei Properties, depois cliquei em Browse, apontei para D:\shared_win_linux\thunderbird\meu_email e voalá!!! Fechei o Thunderbird, abri novamente, testei e fmz! Tá tudo aí.

Agora eu posso baixar meus e-mails tanto pelo Windows como no Linux pois tanto faz! Os dois serão armazenados no mesmo local, portanto, os e-mails que chegam no Linux ou no Windows eu posso ve-los através dos dois SOs.

PS: é muito importante lembrar que apanhei um pouco quando fui configurar mais de uma conta no Thunderbird pois, logo no início do "Wizard" ele deixa marcado uma opção Use Global Inbox (store mail in Local Folders), isto faz com que todos os e-mails sejam jogados para dentro do diretório Local Folders. Se você não se importar tudo bem, menos trabalho pois você terá de criar uma única pasta e fazer o Windows e o Linux apontarem para um único só lugar mas, como eu por exemplo, tenho sete contas diferentes para uso distintos tenho de separa-las, portanto, desmarquei esta opção, isto faz com que os e-mails sejam jogados em diretórios diferentes me permitindo uma melhor organização.

Boa dica?! Espero que sim. Para quem estava precisando, bom proveito!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2005 8:21 pm    Assunto: Responder com Citação

Meu velhao aqui tudo que seja feito de boa vontade e mmuito bem vindo. São essas pequenas coisas que ajudam a outros que não sabem nem o que é webmail ainda.
Parabens e continue ajudando da forma que puder, tudoe bem vindo.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
chico
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2005 10:21 am    Assunto: Responder com Citação

Show de bola meu velho eu já botei aqui a zorra pra funcionar ahuhuahau parabenz e como Jasonn falou sempre é bem vindas as dicas agora faz um artigo e coloca pois ela vai ser bem mais vizivel velhinho parabenz.

Fui ...
Celular - 55 61 8410-0533
http://www.ekaaty.com.br/wiki/FranciscoViana
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
tosta
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2005 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

Caro rgto,

Se o seu servidor de e-mail tiver suporte ao IMAP fica bem mais fácil. Você pode até ter clientes de e-mail diferentes no windows e linux e tudo ficará uma beleza.

O protocolo IMAP guarda os e-mail no próprio servidor, o que até facilita se você tem pouco espaço em disco ou até precisar formatar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Out 22, 2005 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

meu velhao faca um tutorial com o passo a passo para podermos colocar em apostilas ok?
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Desktop Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.