Enviada: Seg Jun 29, 2009 9:34 am Assunto: acesso internet discada modem externo
Olá, tenho um modem externo us robotics 56k que funciona normalmente no windows, daí tentei fazer a conexão no fedora 9 conforme artigo da pagina guia do hardware daí, ele não reconhece o meu modem e indica a porta (ttys0) contudo na hora de ativar o serviço ele diz "erro ao ativar o serviço" dai criei um link na barra conforme orientado no arigo e quando clico no botãozinho ele diz "FALHA AO EXECUTAR PROCESSO FILHO PPPON (ARQUIVO OU DIRETÓRIO NÃO ENCONTRADO).
É isso! e estou sem conectar à internet no fedora.
Um abraço !!! _________________ Você tem algum pc e/ou periférico que não usa mais? Doe !
Lista de locais onde existe CRC (Centros de Recondicionamentos de Computadores)
CRC
Pois é andei olhando os sites que vc citou mas não me ajudou muito, o modem é externo usrobotics e funciona normal no windows. No fedora usando o comando minicom -s configurei a porta para ttyS0 que é a que ele está instalado. quando ativo o sistema ele até acende a luz TR só que ele diz o seguinte erro "DEVICE OI: the connect script failed (maybe wrong password or phone number)" contudo não preciso dizer que o número de discagem e a senha estão corretos, e ah, antes eu tinha o mandriva one e ele funcionava normalzinho também.
Olá , (vc. deve ser fã do Mallba Tahan), para conexão de hardmodem geralmente é muito fácil. Seria melhora vc. abrir em Administração, o item rede, e configurar uma nova conexão manualmente, com modem, geralmente o system-config-network detecta o modem e a porta usada. Caso não ocorra, talvez seja necessário usar o MAKEDEV que é uma ferramenta que está no /dev.
É sim hector, li o livro o homem que sabia contar e achei interessante, voltando ao modem, pelo config-network ele não está detectando o meu modem, fazendo isso manualmente mesmo em administração/rede eu até altero a porota para ttys0 mas não funciona, como disse anteriormente ele até acende uma luzinha no modem mas não funciona, e como uso essa ferramenta makedev ??
Posta os resultados aqui.
A seguir vamos criar o device : veja bem preciso da saída do comando acima para determinar qual ttyS usar
# cd /dev
# ./MAKEDEV ttySx
# ln -s /dev/ttySx /dev/modem
Usa o kpp mesmo e "pergunte ao modem" depois de tudo configurado.
Olá Hector, segue abaixo o resultado do comando lspci, contudo acho que não aparece o meu hardmodem, que é externo e está ligado na COM1, porta serial do mouse acho que no fedora é ttyS0. como uso o KPPP é so chamar normal ? quando instalo o dispositivo no gnome que clico em ativar ele não detecta o modem mas no Windows funciona normal.
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. PT890 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. CN700/VN800/P4M800CE/Pro Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 PCI Bridge
00:09.0 Communication controller: Conexant HSF 56k Data/Fax Modem (rev 01)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VIA VT6420 SATA RAID Controller (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 7
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)
tá faltando o 2º comando aí. Mas de qualquer forma, vc. tem um softmodem que é suportado pelo linux :
00:09.0 Communication controller: Conexant HSF 56k Data/Fax Modem (rev 01)
Tem na conexant um driver em rpm se não me engano.
pois é, não reparei direito, lá vai o segundo comando
serinfo:1.0 driver revision:
0: uart:16550A port:000003F8 irq:4 tx:0 rx:0 CTS|DSR
1: uart:16550A port:000002F8 irq:3 tx:0 rx:0
2: uart:unknown port:000003E8 irq:4
3: uart:unknown port:000002E8 irq:3
o modem q vc viu no comando anterior é o meu winmodem não é dele que estou falando, estou falando do meu hardmodem, us robotics 56k externo que está ligado na porta serial do mouse (com1) e que funciona no windows normalmente.
Estou sabendo,, o que eu disse foi que caso não funcione o hardmodem vc. tem outra opção acima, o conexant.
Voltando ao hardmodem,, pelo comando que vc., deu , já deu para identificar as configurações do mesmo
0: uart:16550A port:000003F8 irq:4 tx:0 rx:0 CTS|DSR ---> seu modem
Mostra a porta serial ttyS0, irq 4 e configurações da porta .
Agora tente criar o dispositivo na unha:
# cd /dev
# ./MAKEDEV ttyS0
# ln -s /dev/ttyS0 /dev/modem
*colocar o link acima no /etc/rc.d/rc.local
Caro, lamento informar que não funcionou, mas de qualquer forma, como faço para colocar o link em /etc/rc.d/rc.local <== esta última não é um diretório apenas um link, só me explica melhor para eu ter certeza q não fiz nada errado, valeu.
O que não funcionou ? os comandos tiveram alguma mensagem de erro ? vc. tentou usar o wvdial executado no terminal ?
Para editar o rc.local que é uma lista de serviços iniciados junto com o boot faça assim :
# gedit /etc/rc.d/rc.local
Vai abrir o arquivo abaixo:
#!/bin/sh
#
# This script will be executed *after* all the other init scripts.
# You can put your own initialization stuff in here if you don't
# want to do the full Sys V style init stuff.
(coloque as linhas abaixo)
# modem serial
ln -s /dev/ttyS0 /dev/modem
# fim
touch /var/lock/subsys/local
Salve o arquivo, reinicie o computador.
Veja tb. se vc .tem instalado os programas setserial e statserial (eles estão no dvd de instalação)
$ rpm -q setserial
$ rpm -q statserial
Digite o comando statserial /dev/ttyS0 e cole a saída aqui para vermos
CAro hector, resolvi esperar, como o fedora que eu uso é o 9 talvez tenha algum tipo de problema, como recentemente pedi o 11 vamos ver, se bem que não aprendi a usar direito nem 9, mas vou tentar com o 11. Comprei um winmodem com driver e tudo, contudo no dvd do fedora 9 não tem o kernel-sources e não consegi instalar, então instalei o mandriva free que tinha em casa informei a porta da conexão e voilá, estou aqui digitando, de qualquer modo valeu pela ajuda. É que não estou querendo, por opção, usar mais o windows mesmo, e o linux até que não é difícil, o grande problema são essas configurações de driver de modem e impressoras.
abração