Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - duvida duvidosa sobre floppy e permissão
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

duvida duvidosa sobre floppy e permissão

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Alma_Cebosa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 6:29 am    Assunto: duvida duvidosa sobre floppy e permissão Responder com Citação

Estou com uma duvida,, não consigo montar o floppy, eu vou na no terminal ai digito #mount floppy, ai diz que não é possível montar a unidade,, por favor alguem me de uma solução, ontem eu entrei como usuario normal,, e consegui mudar a senha do root, como?? o usuario normal tem permissão para isso?? tem como eu restringir,, ou sera porque eu entrei no configurações e digitei a senha do root,, soh que depois ele fica em root???

muito Obrigado!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Alma_Cebosa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 8:39 am    Assunto: Re: duvida duvidosa sobre floppy e permissão Responder com Citação

Alguem pode me ajudar por favor???
eu agradeço !!!
rafaelmontek
Entusiasta
Entusiasta

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 9:28 am    Assunto: Pera ae... Responder com Citação

Explica melhor...
Vc quer saber pq conseguiu mudar sua senha do root estando no usuário comun? da uma olhada no sudo !!!
O fato de vc não montar o seu disquete, pode ser o fato de ter digitado errado, pois se vc digitou mesmo # mount floppy, pelo meus conhecimentos seria # mount /dev/fd0 /mnt/floppy
Mas fica esperto para criar a pasta floppy #mkdir /mnt/floppy
Nesse caso só precisa criar a pasta uma vez só... mais montar todas vez que usar ou colocar o fstab (Ae já outra historia).

PS: sou novo aqui, se falei alguma besteira, me desculpe, ainda me baseio em outras distros...
Alma_Cebosa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 10:19 am    Assunto: Re: Pera ae... Responder com Citação

rafaelmontek escreveu:
Explica melhor...
Vc quer saber pq conseguiu mudar sua senha do root estando no usuário comun? da uma olhada no sudo !!!
O fato de vc não montar o seu disquete, pode ser o fato de ter digitado errado, pois se vc digitou mesmo # mount floppy, pelo meus conhecimentos seria # mount /dev/fd0 /mnt/floppy
Mas fica esperto para criar a pasta floppy #mkdir /mnt/floppy
Nesse caso só precisa criar a pasta uma vez só... mais montar todas vez que usar ou colocar o fstab (Ae já outra historia).

PS: sou novo aqui, se falei alguma besteira, me desculpe, ainda me baseio em outras distros...

eu agradeço,, mais eu vou ter que criar esta pasta, deixo bem claro que meu sistema é o Fedora, mais de qualquer forma eu agradeço
dudagrass
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 11:04 am    Assunto: opa.. Responder com Citação

opa blza alma_cebosa.

Se nao me engano a pasta /mnt/floppy nao é criada na instalaçao assim como a do cd entao como falou nosso amigo rafaelmontek tu tem que criar...

mkdir /mnt/floppy

pra montar

mount -t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy

depois cria um atalho se ja nao existir no kde com esse comando ai ..feito...

abraço

Dud@
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário
willemarcel
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 3:14 pm    Assunto: Responder com Citação

eu uso o comando

mount /dev/fd0 /media/floppy -t vfat

automaticamente aparece o link na área de trabalho.
mas só consigo fazer isso como root. tbm não tô conseguindo fazer nenhuma modificação no disquete como usuário normal. é assim mesmo ou dá pra mudar?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
chico
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 5:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Só para completar e ajudar, a pasta floppy não é mais criada em /mnt/, ela agora é criada durante a instalação SO na pasta /media, isso não quer dizer que você não possa criar na pasta /mnt a pasta floppy.
Citação:
Se nao me engano a pasta /mnt/floppy nao é criada na instalaçao assim como a do cd entao como falou nosso amigo rafaelmontek tu tem que criar...

---------------------------------------------------------------------------------

Neste caso se você colocar no /etc/fstab a seguinte linha se referindo ao floppy é só dar um click com o botão direito no icone do disquete e pedir para montar e ele já vai reconhcer e montar o disquete:

/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0

Citação:
mount -t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy

Galera valeo se não der serto é só posta ai e se der informa do mesmo jeito ok.

Fui ...
Celular - 55 61 8410-0533
http://www.ekaaty.com.br/wiki/FranciscoViana
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
chico
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 5:51 pm    Assunto: Responder com Citação

willemarcel escreveu:
eu uso o comando

mount /dev/fd0 /media/floppy -t vfat

automaticamente aparece o link na área de trabalho.
mas só consigo fazer isso como root. tbm não tô conseguindo fazer nenhuma modificação no disquete como usuário normal. é assim mesmo ou dá pra mudar?

Se você montar como root só root terá permissão para editar os arquivos mas se você quiser auterar o conteudo dos arquivos tera que dar permissão segue o comando:

chmod 777 -R /media/floppy

se quiser realizar procedimentos sem precisar montar como root faz como na dica que coloquei ai em cima.

Fui...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
chico
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 5:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Aff responder com preça só da isso, referente aos dois posts a cima:
1º Antes de dar permissão você tera que montar o disquete em /meia/floppy

2º Neste caso se o kde não criou o link cria ele na Desktop da seguinte forma.

# ln -s /media/floppy /home/seu_usuario/Desktop

Citação:
Neste caso se você colocar no /etc/fstab a seguinte linha se referindo ao floppy é só dar um click com o botão direito no icone do disquete e pedir para montar e ele já vai reconhcer e montar o disquete:

/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0

Valeo galera.

Fui ...
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Out 27, 2005 7:08 pm    Assunto: Responder com Citação

bom para aforma maspratica.
se vc esta okde clica com botao direito, depois cria link de hardware, dispositivo disquete, e ago assim e pronto. nao sei se esta correto pois no momento estou na faculdade em uma maquina RUINDOWS com o teclado quebrado pra variar e o mouse nao funciona, auehuheuhauehuae
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Software Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.