Enviada: Qui Out 27, 2005 6:29 am Assunto: duvida duvidosa sobre floppy e permissão
Estou com uma duvida,, não consigo montar o floppy, eu vou na no terminal ai digito #mount floppy, ai diz que não é possível montar a unidade,, por favor alguem me de uma solução, ontem eu entrei como usuario normal,, e consegui mudar a senha do root, como?? o usuario normal tem permissão para isso?? tem como eu restringir,, ou sera porque eu entrei no configurações e digitei a senha do root,, soh que depois ele fica em root???
Enviada: Qui Out 27, 2005 9:28 am Assunto: Pera ae...
Explica melhor...
Vc quer saber pq conseguiu mudar sua senha do root estando no usuário comun? da uma olhada no sudo !!!
O fato de vc não montar o seu disquete, pode ser o fato de ter digitado errado, pois se vc digitou mesmo # mount floppy, pelo meus conhecimentos seria # mount /dev/fd0 /mnt/floppy
Mas fica esperto para criar a pasta floppy #mkdir /mnt/floppy
Nesse caso só precisa criar a pasta uma vez só... mais montar todas vez que usar ou colocar o fstab (Ae já outra historia).
PS: sou novo aqui, se falei alguma besteira, me desculpe, ainda me baseio em outras distros...
Enviada: Qui Out 27, 2005 10:19 am Assunto: Re: Pera ae...
rafaelmontek escreveu:
Explica melhor...
Vc quer saber pq conseguiu mudar sua senha do root estando no usuário comun? da uma olhada no sudo !!!
O fato de vc não montar o seu disquete, pode ser o fato de ter digitado errado, pois se vc digitou mesmo # mount floppy, pelo meus conhecimentos seria # mount /dev/fd0 /mnt/floppy
Mas fica esperto para criar a pasta floppy #mkdir /mnt/floppy
Nesse caso só precisa criar a pasta uma vez só... mais montar todas vez que usar ou colocar o fstab (Ae já outra historia).
PS: sou novo aqui, se falei alguma besteira, me desculpe, ainda me baseio em outras distros...
eu agradeço,, mais eu vou ter que criar esta pasta, deixo bem claro que meu sistema é o Fedora, mais de qualquer forma eu agradeço
automaticamente aparece o link na área de trabalho.
mas só consigo fazer isso como root. tbm não tô conseguindo fazer nenhuma modificação no disquete como usuário normal. é assim mesmo ou dá pra mudar?
Só para completar e ajudar, a pasta floppy não é mais criada em /mnt/, ela agora é criada durante a instalação SO na pasta /media, isso não quer dizer que você não possa criar na pasta /mnt a pasta floppy.
Citação:
Se nao me engano a pasta /mnt/floppy nao é criada na instalaçao assim como a do cd entao como falou nosso amigo rafaelmontek tu tem que criar...
Neste caso se você colocar no /etc/fstab a seguinte linha se referindo ao floppy é só dar um click com o botão direito no icone do disquete e pedir para montar e ele já vai reconhcer e montar o disquete:
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0
Citação:
mount -t vfat /dev/fd0 /mnt/floppy
Galera valeo se não der serto é só posta ai e se der informa do mesmo jeito ok.
Fui ... _________________ Francisco Lima Viana (Chico Fedora)
Consultor de Software Livre do programa GESAC - Programa de Identidade Digital do Ministério das Comunicações.
Jabber - chicofedora@jabber.org
Celular - 55 61 8410-0533
http://www.ekaaty.com.br/wiki/FranciscoViana
automaticamente aparece o link na área de trabalho.
mas só consigo fazer isso como root. tbm não tô conseguindo fazer nenhuma modificação no disquete como usuário normal. é assim mesmo ou dá pra mudar?
Se você montar como root só root terá permissão para editar os arquivos mas se você quiser auterar o conteudo dos arquivos tera que dar permissão segue o comando:
chmod 777 -R /media/floppy
se quiser realizar procedimentos sem precisar montar como root faz como na dica que coloquei ai em cima.
Fui... _________________ Francisco Lima Viana (Chico Fedora)
Consultor de Software Livre do programa GESAC - Programa de Identidade Digital do Ministério das Comunicações.
Aff responder com preça só da isso, referente aos dois posts a cima:
1º Antes de dar permissão você tera que montar o disquete em /meia/floppy
2º Neste caso se o kde não criou o link cria ele na Desktop da seguinte forma.
# ln -s /media/floppy /home/seu_usuario/Desktop
Citação:
Neste caso se você colocar no /etc/fstab a seguinte linha se referindo ao floppy é só dar um click com o botão direito no icone do disquete e pedir para montar e ele já vai reconhcer e montar o disquete:
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0
Valeo galera.
Fui ... _________________ Francisco Lima Viana (Chico Fedora)
Registrado em: Oct 22, 2004 Mensagens: 2143 Localização: Salvador - Bahia
Enviada: Qui Out 27, 2005 7:08 pm Assunto:
bom para aforma maspratica.
se vc esta okde clica com botao direito, depois cria link de hardware, dispositivo disquete, e ago assim e pronto. nao sei se esta correto pois no momento estou na faculdade em uma maquina RUINDOWS com o teclado quebrado pra variar e o mouse nao funciona, auehuheuhauehuae _________________ Cristiano Furtado dos Santos
Gerente de Projetos de SL
Embaixador do Projeto Fedora Brasil.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br