para a versão em tar.gz: “tar -zxvf linux-2.6.10.tar.gz -C /usr/src”
para a versão em tar.bz2: “tar -jxvf linux-2.6.10.tar.bz2 -C /usr/src”
C – Vá para /usr/src e crie um link simbolico para o arquivo do kernel assim:
“ln -sf linux-2.6.10 linux“
D – Entre na pasta linux em /usr/src com “cd /usr/src/linux” e copie sua configuração atual usando “cp /boot/config-2.6.* /usr/src/linux/.config”.
E – Dentro de /usr/src/linux execute o comando “make menuconfig” e escolha a opção “Load an Alternate Configuration File”, escolha “.config”, aperte ENTER, selecione EXIT, aperte ENTER novamente e quando aparecer a mensagem “Do you wish to save your new kernel configuration?”, selecione “YES” e ENTER mais uma vez.
Obs. Se você quiser por exemplo habilitar o suporte a sistemas de arquivo NTFS vá em “File systems --->”, depois em “DOS/FAT/NT Filesystems --->”, marque a opção "NTFS file system support", selecione “NTFS write support”, saia e salve as configurações.
F – Execute em /usr/src/linux o comando “make”, vá jogar um babá com o pessoal, passe lá no canal #fedorabrasil ou simplesmente de um rolé com sua namorada até a compilação terminar.
G – Se você chegou até aqui é um FUser de prima, execute ainda em /usr/src/linux o comando “make bzImage” que nada mais é que a compilação da imagem de inicialização.
Obs. em bzImage, o "i" é em caixa alta, ou seja "I".
H – Execute o comando “ make modules” e assim que o mesmo terminar execute “make modules_install” que correspondem respectivamente a compilação e instalação dos modulos.
I – Bem, aqui vão começar as copias de 2 arquivos que serão necessários para a inicialização do sistema:
Registrado em: Nov 13, 2004 Mensagens: 196 Localização: aracaju-sergipe-brasil
Enviada: Ter Jan 04, 2005 10:37 pm Assunto:
Chega época de release de kernel etodo mundo coça a mão pra recompilar o kernel:) é recompilar kernel no banheiro,na filado pão, no supermercado e por aí vai:)
putz, depois eu coloco um de como recompilar a partir do source
Enviada: Qua Jan 05, 2005 5:52 am Assunto: Recompilar o Kernel
Cê tá querendo dizer que se eu baixar e rodar esse cara que vc mencionou , ele atualiza o meu Kernel? Meu nao.. do Fedora? Se for assim é mamão com açucar, mais fácil que isso só a atualização do Kernel do SuSE (sem querer puxar o saco).
Enviada: Qua Jan 05, 2005 6:19 am Assunto:
testado, confirmado e rodando:) tô usando ele aqui:) "rpm -Uvh kernel-2.6.10-1.1063_FC4.i686.rpm" + eu digo e repito compilando é melhor vc ativa a aceleração para placas de video sis e s3, ativa o suporte a ntfs e resolve aquelpro das placas da nvidia:)
Registrado em: Oct 01, 2004 Mensagens: 185 Localização: Valinhos/SP
Enviada: Seg Jan 10, 2005 4:40 pm Assunto:
Tem um outro tutorial que eu fiz, eu compilei o Kernel com a ajuda de alguns tutoriais e este foi escrito por mim...
Se alguma informação estiver errada, corrijam por favor...
################################
Compilando o Kernel 2.6.10 no Fedora Core 3
################################
Explicarei a seguir, como compilar o kernel 2.6.10 no Fedora Core 3 apartir do source de seu RPM.
Antes de tudo, verifique se você tem os Pacotes de Desenvolvimento do Fedora*(1). Para isso, execute o comando system-config-packages, na parte de Desenvolvimento (Development), se a opção Ferramentas de Desenvolvimento (Develoment Tools) estiver marcada, deixe marcada, se não estiver, marque-a, sem esse pacote, não será possível compilar o kernel, pois aí contém os compiladores.
Feito isso, está tudo pronto para podermos começar.
- Instale o source do Kernel com o comando rpm -ivh kernel-2.6.10-1.1075_FC4.src.rpm. Ele instalará e copiará seus arquivos para /usr/src/redhat/SOURCES.
Passo 3:
- Entre em /usr/src/redhat/sources com o comando cd /usr/src/redhat/SOURCES.
Passo 4:
- Copie o arquivo linux-2.6.10.tar.bz2 para /usr/src com o comando cp linux-2.6.9.tar.bz2 /usr/src.
Passo 5:
- Entre no diretório /usr/src com o comando cd /usr/src.
Passo 6:
- Extraia o arquivo linux-2.6.10.tar.bz2 com o comando tar xvjf linux-2.6.10.
Bem, até aqui, tudo o que você fez foi copiar o source do Kernel para seu devido lugar para poder extraí-lo e iniciar o processo de compilação.
Passo 7:
- Vamos configurar o Kernel. Nesta parte, você deve saber o que quer habilitar/desabilitar, para isso execute um dos comandos abaixo:
[1] - make gconfig
[2] - make xconfig
[3] - make menuconfig
Vou explicar cada um deles.
O "make gconfig" é uma ferramenta de configuração gráfica do kernel que você está prestes a compilar, ele é feito em GTK, se você usa Gnome, seria melhor executar o "make gconfig", pois você não precisaria de mais nenhuma biblioteca adicional.
O "make xconfig" é outra ferramenta de configuração gráfica do kernel que você está prestes a compilar, ele é feito em QT, se você usa KDE, seria melhor executar o "make xconfig", pois você não precisaria de mais nenhuma biblioteca adicional.
O "make menuconfig" é outra ferramenta de configuração do kernel, porém não é gráfica, ela roda no próprio terminal, se você não usa nenhum dos dois Gerenciadores de Janela, e melhor executar o "make menuconfig".
As três opções servem para a mesma coisa, ou seja, tem o mesmo fim, apenas são ferramentas que usam bibliotecas diferentes. :)
Existem mais opções, mas as mais comuns e usadas são essas, para mais informações digite make help.
Após executar um dos comandos acima, você deve fazer a respectiva configuração do kernel, o que ativar, o que não ativar, o que habilitar, etc, etc e etc.
Após ter feito isso, *salve a configuração* e saia. Importante, lembre sempre de salvar a configuração antes de sair, pois senão a compilação do kernel nao vai servir pra nada.
Passo 8:
- Chegou a hora de preparar a imagem que o kernel irá procurar quando for dar o boot, faça isso com o comando make bzImage.
Irá demorar um tempo.
Se acabar tudo bem, podemos passar para o próximo passo, se não der, ou se der algum erro, verifique se você tem os Pacotes de Desenvolvimento instalados no Fedora*(1).
Passo 9:
- Agora é a parte que mais demora, é onde ele irá compilar todos os módulos existentes no kernel todo. Para fazer isso, execute o comando make modules. Arrume alguma coisa muito legal para fazer, pois demora um tempo significativo para fazer toda a compilação dos módulos, eu aconselharia jogar algo como Carmen Sandiego no xdosemu :-D
Passo 10:
- Após ter acabado de compilar os módulos, devemos instalá-los, com o comando make modules_install. Não irá demorar muito.
Passo 11:
- Após ter feito tudo isso, seu kernel está compilado, para acabar de configurá-lo, execute o comando make install. Esse comando, pelo que eu li em algum lugar que eu não me lembro, ele foi implantado recentemente no kernel, poupando *muito* esforço na hora de recompilar. Se esse comando não existisse, teríamos pelo menos mais três passos pela frente, como a cópia dos arquivos bootáveis, configuração do Boot Loader, criação da imagem, etc, etc, etc... :-D
Se você conseguiu, parabéns, tentei simplificar o máximo que pude para usuários que estão chegando agora :)
Se você não conseguiu, tente outras vezes, até você conseguir, pois errando que se aprende, eu bati *muito* a cabeça com isso no começo, agora facilitou um pouquinho mais :)
PS1.: Não funciona em versões mais obsoletas do kernel, pois como dito acima, o comando make install foi implantado recentemente.
PS2.: Esta compilação foi testada 2 vezes por mim no Fedora Core 3, mas acho que deve funcionar em outras distribuições.
PS3.: Qualquer dúvida, entrem em contato que se eu souber, irei ajudá-lo com o maior prazer.
É isso...
###########################################################
Outras opções - Modo Mais Simplificado - Sem as Explicações
###########################################################
[1] - baixe o source do kernel
[2] - tar xvjf linux-x.y.z em /usr/src
[3] - cd /usr/src/linux-2.6.10
[4] - make gconfig
[5] - make
[6] - make modules_install
[7] - make install
PS1.: O comando "make" cria o "bzImage" e faz o "make modules", substitui dois comandos em um.
PS2.: Para instalar o source do kernel apartir do src.rpm, leia o tutorial acima. _________________ Áthila Mattos
Cadastro Número: 07
http://www.biz4you.com.br/
Enviada: Qua Fev 02, 2005 9:51 am Assunto: Versão do Fedora !?!!?
Olá athila-mattos!
me diga uma coisa, esse pacote refere-se ao Fedora Core 4, certo ?, porém os passos são para o Kernel do Core 3 !!! estou correto ou não entendi dirito suas citações ?
Enviada: Qua Fev 02, 2005 10:12 am Assunto: ...
Citação:
Olá athila-mattos!
me diga uma coisa, esse pacote refere-se ao Fedora Core 4, certo ?, porém os passos são para o Kernel do Core 3 !!! estou correto ou não entendi dirito suas citações ?
att
xman
oi velim, então é o seguinte...
os passos servem para qualquer distro acredito eu, o que acontece é que esse kernel é um kernel que será usado no Fedora Core 4, você pode pegar qualquer kernel em src.rpm e instalar dessa forma em no Fedora Core 1 por exemplo...
agora, você pode baixar o kernel no site do kernel.org, e compilar...
o tutorial escrito por mim, ensina como compilar um src.rpm, eu estudei como fazer isso, pois eu achei interessante divulgar, o smash_se foi um dos que me ajudou... _________________ Áthila Mattos
Na verdade, eu além de compilar o novo kernel, gostaria antes de saber como eu faço pra editar as configurações do meu kernel do FC3, tipo eu fazia com o conectiva usando o linuxconf ??
Enviada: Qui Fev 03, 2005 12:13 pm Assunto: ...
Citação:
Na verdade, eu além de compilar o novo kernel, gostaria antes de saber como eu faço pra editar as configurações do meu kernel do FC3, tipo eu fazia com o conectiva usando o linuxconf ??
Preciso ativar o suporte a ntfs do kernel !
att
xman
oi velim,
é o seguinte... pra você mudar as opções do kernel, você tem que editar as configurações... como fazer isso?
assim... uma vez que o source do kernel ta instalado no sistema, ele fica em /usr/src/linux-versão-do-kernel, se essa pasta num tiver ai, signigica que o source num ta instalado, então siga essas etapas:
- Você tem que baixar, baixa ele no site oficial do kernel (www.kernel.org), baixa a versão mais recente, salva ele no seu home, depois copie ele pra /usr/src (como root) com o comando:
cp linux-2.6.10.tar.bz2 /usr/src
(se o kernel baixado não for exatamente esse, troque pela versão que você baixou e va seguindo...)
então va no terminal, (konsole ou gnome-terminal) navegue até essa pasta e digite o comando (como root):
tar xvjf linux-2.6.10.tar.bz2
ele vai extrair, depois entre na pasta que foi extraída, assim:
cd linux-2.6.10
depois, para editar as confs:
make gconfig
ele vai abrir a janela para você mudar as opções... aí você procura pelo suporte ao NTFS, habilita e salva.
depois, você tem que compilar, pois se não compilar não vai validar nada. Ainda como root execute os respectivos comandos:
make (esse comando cria a imagem do kernel e compila seus módulos)
make modules_install (esse comando instala os módulos compilados pelo comando make)
make install (esse comando 'instala' o kernel e faz a configuração dele no seu gerenciador de boot)
Isso demora, então, não pegue um dia de chuva pra fazer, pois pode acabar a força e arrume algo BEM legal pra fazer enquanto isso
e pronto... você tá com um kernel zerinho compilado...
mas sempre mantenha o kernel antigo, pois algum problema, é só voltar e refazer o processo... [/b]
qualquer dúvida, leia o tutorial escrito por mim e o do smash_se que também pode te ajudar... ou me pergunta _________________ Áthila Mattos
Tranquilo fera ...pode deixar que vou seguir seu passo descritos !!! realmente eu não tenho o source do kernel, mesmo por isso não dava certo..valew demais..desculpa o monte deperguntas..falw !
Enviada: Qui Fev 03, 2005 8:06 pm Assunto: ...
Citação:
Tranquilo fera ...pode deixar que vou seguir seu passo descritos !!! realmente eu não tenho o source do kernel, mesmo por isso não dava certo..valew demais..desculpa o monte deperguntas..falw !
att
xman
hahahaha q isso man, tamos ai pra ajudar _________________ Áthila Mattos
Enviada: Dom Fev 20, 2005 8:20 pm Assunto:
o processo de compilação usando o "linux.src.rpm" possui duas únicas vantagens: aplicação de patch´s automatica e criação de uma nova rpm compilada para o seu release do kernel:)
enquanto que no processo usando o "linux.tar.gz", diretamente você pode adicionar ou remover recursos ao seu gosto:)