Enviada: Ter Jan 18, 2005 6:18 pm Assunto: Fedora4 bom ou ruim
Ai pessoal queria propor aqui uma discução sobre a noticia do lançamento do fedora 4 ainda este ano, bem eu comecei usando o red-hat 9 e depois passei pelo fedora 1, 2, e agora estou no 3 mas a minha duvida é a seguinte esses lançamentos em tao pouco tempo não poderiam prejudiar a estabilidade e confinça que o fedora nos proporciona???, como eu disse eu comecei pelo red-hat 9 e acho que ele foi o melhor que eu já usei apesar de gostar muito do fedora.
Gostaria que todos opinassem principalmente aqueles que usavam os redhats mais antigos e me dizer se foi sempre assim os lançamentos???
Registrado em: Nov 13, 2004 Mensagens: 196 Localização: aracaju-sergipe-brasil
Enviada: Ter Jan 18, 2005 8:54 pm Assunto:
A proposta do fedora foi a de lançar no minimo de 6 em 6 meses um novo release! Não significa que vc tenha de 6 em 6 meses de fazer o upgrade para o novo release! Estavamos acostumados antigamente a ver distribuições q faziam upgrades de versão de 14 em 14 meses como ocorria com a RH + hj os caminhos de desenvolvimento assim como o ritmo dos desenvolvedores de free software / open source acelerou bastante graças a visibilidade que temos atualmente com relação ao GNU/Linux (incorporo aqui não só o kernel como tb tdos os softwares q agregam valor ao sistema) então se vc quer uma distro que tenha ciclos de atualização longos como o da rh e suse deve procurar pelas versões ditas enterprise pois as mesmas usam disso para atrair confiança no mundo corporativo. O Fedora é sim muito confiavel, confiavel ao ponto de grandes instituições governamentais e empresariais o adotarem como default em suas estações. Você pode muito bem ficar usando um release como o 3 de maneira tranquila até q ele seja transferido para o legacy (ainda a alguns dias eu tinha o fc1 rodando como server até fazer o upgrade sem traumas para o release 3), para isso existem o yum, apt, smart que colocam sua distro em pé de igualdade com qualqer outra recem lançada. A comunidade Fedora é sim ativa e agora com a maior abertra da red hat estaremos competindo por nosso espaço + e +! Confie no Fedora, "Upgrade your mind, Fedora inside!"
Enviada: Qua Jan 19, 2005 6:54 am Assunto: Minha opinião...
Bem não cheguei a usar Red Hat ainda, eu comecei a vida com o Mandrake que sua pacotes .rpm e graças há um projeto de faculdade hoje convivo com o Fedora Linux e o que tenho a dizer sobre os lançamentos simestrais da Red Hat para o Fedora, é um compromisso que ela mesma afirmou para com os usuários que pode ser lido no portal Fedora.com ou aqui mesmo basta acessar http://www.fedora.org.br/gate.html?name=FAQ e conferir tem um grande material do FAQ original traduzido.
Vejo isso como um aliado, pois outras distribuições não fazem isso e ficam soultando remendos ou até não soltam nada e o usuário tem muitas vezes que se virar para resolver coisas que seriam mais fácies se soltassem uma atualização, com relação as versões você não é obrigado a atualizar sua verção temos até hoje servers rodando com FC1 por ai, o único problema em não atualizar é que a Red Hat pode parar de dar suporte sobre a verção mais antiga ficando assim o usuário assumindo todas as responsabilidades, isso todas as ditribuições fazem pois torna-se inviável ficar "remendando" uma versão sabendo-se que a verção mais atual contém tudo que o usuário precisa, bastando então o mesmo atualizar.
Bem essa é minha opnião.
att- _________________ Agora lembre-se que se este post estiver resolvido edite o título e adicione a tag
[RESOLVIDO]
Enviada: Qua Jan 19, 2005 3:13 pm Assunto:
Caras me descupem se eu me expressei mau mas a minha intensao não foi fazer uma critica depreciativa com relação ao fedora mas sim saber qual seria a opiniao dos outros usuarios, eu concordo que vc não precisa fazer atualizaçoes assim que elas são lançadas, mas vc passa a nao ter mas atualizaçoes com o tempo, eu acho legal vc ter novas versoes do fedora, mas um problema que eu notei foi que quando eu instalei o red-hat 9 e fui instalar o driver da nvidia foi só rodar o instalador e bele, nao fedora 1 foi a mesma coisa no fedora 2 tive que colocar um path e no 3 teve um procedimento bem mais complicado, que inclusive eu peguei aqui no forum, por isso eu fico meio preocupado com atualizações uma atraz da outra, mas eu gosto muito do meu fedora 3 e roda que é uma beleza, e nao quero aqui criar uma briga. valeu pelas respostas.
Registrado em: Nov 13, 2004 Mensagens: 196 Localização: aracaju-sergipe-brasil
Enviada: Qua Jan 19, 2005 3:41 pm Assunto:
Blza man! Criticas são muito bem vindas e não tema em faze-las:) O problema do driver da nvidia se refere ao fato de não só o fedora como outras distribuições estarem agora usando um novo servidor "X" devido as mudanças de licença do XFree86 o servidor X do fedora é o "X.org" o qual os drivers da nvidia ao meu ver não deram a devida atenção na hora de disponibilizar. Caso vc tenha feito uma busca no google verá q não só o fedora core 3 teve esse problema. Outro problema que é apontado como caussa para as dores de cabeça com os driver da nvidia é o udev. Na minha opnião o pro não é com a distribuição + sim com os drivers da nvidia:) Quem tem uma Riva TNT2 sabe dq eu estou falando:) Aqui em aju por conta disso tive de atualizar 12 micros de uma empresa por conta disso, o pessoal não quer ficar com a aceleração em 2D então geforce 4 que não rola pro nenhum:)