Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - Servidor Fedora substituir Servidor Win2k
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

Servidor Fedora substituir Servidor Win2k

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Servidor
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
romulocpd
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 12:02 pm    Assunto: Servidor Fedora substituir Servidor Win2k Responder com Citação

Olá amigos,

Estou ingressando agora num cliente onde ele tem a maior preocupação quanto a licenças do Windows. Por ser uma multinacional ele tem quase tudo certinho mas se preocupa pois está chegando a hora de comprar um servidor para os arquivos. O indicado seria o Win2k mas o meu sistema que está em fase de desenvolvimento e implantação funciona 100% no Wine e por isso ele vai pouco a pouco migrando as estações para o Linux (usando o Fedora Core!).

Desta forma com o Samba Server eu posso emular um Servidor Win2k? Isso é a melhor solução mesmo?

Por exemplo, mesmo que chegue a um ponto que só tenha estações Linux na rede eu preciso ter a forma de trabalho parecida com a do Windows onde no servidor terei grupos e usuários e dou determinadas permissões nos arquivos e documentos.

E no caso de uma estação ter que compartilhar dados para a rede. Ela irá ler os usuários do servidor pra dar as permissões locais?

Na verdade eu preciso de uma rede que seja como a rede Microsoft. Estou em estudo ainda. Me digam se este é o caminho pois daí deixa comigo que corro atrás de material pra estudar o Samba.

Valeu galera!

Romulo Oliveira
Rio das Ostras/RJ
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Claro que o samba faz isso, a única coisa que ainda anda deficiente é algo a altura do AD. Mais no resto, tudo que um servidor windows faz o do linux faz tb. Só falta vc se empenhar em dar uma estudada no samba. For que vc ainda tem a opcao do LDAP.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
romulocpd
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 1:09 pm    Assunto: Responder com Citação

Jasson,

O LDAP seria oq? Um gerenciador de dominios no Linux tipo que o AD é no Win2k?... Isso seria legal. Mas claro q no fim vai ser Samba mesmo pois sempre tem estações Windows na parada.
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 1:28 pm    Assunto: Responder com Citação

veja isso:
http://gsd.di.uminho.pt/teaching/5307Q3/2005/praticas/ldap.pdf
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 1:39 pm    Assunto: Responder com Citação

veja isso aqui tb.

http://www.noticiaslinux.com.br/nl1133744133.html
romulocpd
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qua Jan 25, 2006 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu pelos links!!! Show de bola. Legal o Fedora DS
pasisa
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Fev 08, 2006 5:42 pm    Assunto: Responder com Citação

Ola, amigos!

Me interessei sobre o topico e resolvi postar algo, para quem sabe, ajudar.

O Samba tem a finalidade de promover a integracao de ambiente linux-windows. Possui quase todas as funcionalidades de um servidor linux, exceto algumas restricoes, que podem ser contornadas com a utilizacao do OpenLDAP.

A versao 3 do samba adquiriu bastante flexibilidade e funcionalidades do ambiente em questao. E um poderoso recurso quando utilizado SAMBA+LDAP. Quebra um galhao para o administrador, pois a autenticacao passa a ser centralizada para maquinas com windows e linux.

Agora, tem que ter muita paciencia para aprender e testar estes recursos. Apanhei uns 4 meses para botar para funcionar isto. Recomendo o estudo dos manuais do SAMBA, que sao 2 (dois), o guia oficial, e outro baseado em cases. E tambem, a leitura do manual oficial do OpenLDAP 2.2.

Voces poderao encontrar no site
SAMBA v3 - www.samba.org
OpenLDAP - www.openldap.org

Detalhe - Os manuais estao em ingles, infelizmente.

Noticia importante - Esta anunciado para este ano o lancamento do SAMBA, versao 4, que ira facilitar muito a vida de administradores, como no caso dos ADS, uso com LDAP e reconhecimento de maquinas padrao Win 2000, que tem de se fazer hoje, manualmente e dao um trabalho trememdo.

Lembrancas a todos,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
punker_br
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2006 6:30 am    Assunto: Responder com Citação

Sobre serviços de diretório no Linux tenho algumas notas a dizer...

Bem, trabalhei 4 anos com o eDirectory da Novell implementado sobre Linux (Red Hat) e posso garantir, o AD não dá nem pra sair, tanto em performance quanto facilidade de administração, não deixa absolutamente nada a dever, a microshaft diz o contrário, mas entre as pesquisas falsas da Ms e a minha experiência eu prefiro ficar com a segunda. O melhor é que o eDirectory existe pra Linux e sua implementação ja está funcional a anos inclusive com ferramenta gráfica para gerenciamento dos objetos, pra quem não sabe a Novell comprou a Suse e Ximian a uns 3 anos atrás(Fez o Gnome) e desde então investe pesado na área, o porém é que todos seus produtos tem seus custos, afinal a empresa tem que sobreviver .

Ter um serviço de diretórios em Linux hoje pra gerenciar suas contas e objetos de rede é totalmente viável , existe as opções Free como o Open-Ldap mas este ainda fica devendo em alguns quesitos como ferramenta pra administração. Se a sua empresa tem dinheiro para investir em um produto pago ela pode conseguir um serviço de diretórios excelente a meu ver, afinal não podemos querer que tudo no Linux seja de graça não é?

Ps. Resumindo bem LDAP é um protocolo que faz a parte pesada de pesquisa e retorno de informações dentro de um serviço de diretórios, o AD usa LDAP , o eDirectory usa Ldap...

Abraço Wink
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
punker_br
Usuário
Usuário

MensagemEnviada: Qui Fev 09, 2006 6:31 am    Assunto: Responder com Citação

Site oficial:

http://www.novell.com/pt-br/products/edirectory/sysreqs.html
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Fedora Linux rodando como Servidor Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.