Home | Downloads | Fórums | Notícias | Preferências | Galeria | Cadastro | Wiki-BR

[ Comunidade Fedora Brasil ]: Forums

Comunidade Fedora Brasil :: Exibir tópico - instalação em notebook
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   GruposGrupos   PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   LoginLogin 

instalação em notebook

Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Hardwares e Softwares para Notebook
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ars351
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mar 30, 2006 5:22 pm    Assunto: instalação em notebook Responder com Citação

boa tarde, amigos.

tenho um notebook e tou querendo instalar linux nele.
há três anos não uso linux, por razões profissionais, e agora tou querendo voltar, mas não lembro de mais nada sobre o sistema.

um colega, acho que foi no guiadohardware ou no brlinux me incentivou a usar fedora, que, segundo ele, reconhece a maior parte dos notebooks.

meu medo é que esses notebooks vêm com configuração específica para eles, muitos com softwares específicos para melhoria de desempenho.

minha pergunta é....
alguém já teve problemas com notebooks da série HP dv4000?

ou, melhor ainda, já teve sucesso?
todo o hardware foi reconhecido?

o teclado de notebook, normalmente problemático, foi reconhecido?

grato.
hasta.
a.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Zyk
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mar 30, 2006 9:40 pm    Assunto: Responder com Citação

Primeiro passo: veja se alguém já tentou e teve sucesso com seu notebook para rodar Linux.

http://tuxmobil.org/

Boa sorte.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ars351
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 31, 2006 8:03 am    Assunto: Responder com Citação

ô velhinho, eu já dei uma olhada no tuxmobil, é claro!

MAS, pelo que vi, tentaram já com o GENTOO, que no atual momento é muito complicado pro meu nível de conhecimento operacional (sem desmerecer qualquer outra distro).

o GENTOO é configurável para praticamente todo hardware.
SE não reconhecesse o hardware do notebook, aí sim eu me preocuparia.

mas como tou procurando pré-compilado, que é o caso do fedora, quero saber a compatibilidade e reconhecimento específico dele.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Yahoo Messenger MSN Messenger
Zyk
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 31, 2006 4:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Se conseguiram rodar o Gentoo, então na teoria você pode rodar qualquer distro, pois o que pega é suporte a hardware (kernel e modulos). Por que você não instala FC5 e vê no que dá? As coisas mais complicadas são gerenciamento de bateria (incluindo aí suspender/hibernar), placa 3D e modems, além dos dispositivos BEM específicos/proprietários, tipo criptografia de HD via hardware. Fora isso, a maioria funciona beleza com Linux.

Boa sorte.
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Mar 31, 2006 5:13 pm    Assunto: Responder com Citação

pode instalar tranquilo que vai funcionar. Já instalei em notebooks toshiba, dell, hp e todos funcionaram perfeitamente. Instale o fc5 ok? abraços.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
ars351
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Abr 03, 2006 8:50 am    Assunto: Responder com Citação

zyk, meu velho, meu medo maior é exatamente a parte "proprietária" ou super específica desses notebooks da HP não serem reconhecidos pelo fedora.

o gentoo ficaria compilando dias um componente específico.
por isso tou procurando algo mais prático.

valeu jasonn.
jasonn
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Seg Abr 03, 2006 9:00 am    Assunto: Responder com Citação

tenho certeza que o notebook da hp aceita o fedora na boa. ja fiz instalação aqui na empresa.
Pagina Pessoal: http://jasonnfedora.eti.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
Zyk
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Abr 03, 2006 5:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá,

Não tem como saber se Fedora vai rodar liso no seu notebook. O primeiro passo você já fez que é dar uma olhada no tuxmibil.org. E pelo que você falou parece que não há na lista um notebook igual a seu com Fedora. O segundo passo seria procurar na lista um notebook com a configuração mais parecida possível com o seu rodando fedora. O terceiro passo é experimentar mesmo. Lembre-se do que eu disse: se rodou uma distro sem problemas, vai rodar qualquer distro... talvés pode dar um pouco de trabalho.

Boa sorte.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Comunidade Fedora Brasil - Índice do Fórum -> Hardwares e Softwares para Notebook Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.